Todos os anos, vários brasileiros recebem o abono salarial do PIS/Pasep, não sendo diferente nesse ano de 2022. O pagamento está sendo esperado por muitas famílias brasileiras.
Com a crise econômica, muitas pessoas estão praticamente dependendo do pagamento do PIS/Pasep para ajudar com a situação econômica familiar.
Pensando nisso, trouxemos hoje um passo a passo simples para você aprender como consultar seu PIS/Pasep 2022 e saber o valor que receberá e em quantas vezes.
Passo a passo para consultar o PIS/PASEP 2022
Veja Também:
Informamos primeiro que, se você tiver mais dúvidas que esse artigo não sanar, entre em contato pelo número 0800-728-0001.
Existe outros canais de atendimento e informação que você pode acessar:
- Site da Caixa Econômica Federal;
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No telefone 0800-726-0207.
É possível também consultar a tabela com todos os valores que serão pagos e os meses programados para o recebimento do abono por meio do site da Caixa Econômica Federal.
No caso de você ser funcionário público e tiver dúvidas sobre o PIS/Pasep 2022, pode entrar em contato pelos seguintes números telefônicos:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para ser possível receber o benefício do PIS/Pasep, o trabalhador precisa atender alguns requisitos. Listamos o seguintes requisitos abaixo:
- Estar cadastrado no PIS há mais de 5 anos (carteira de trabalho assinada);
- Ter recebido até dois salários mínimos mensalmente no ano-base do pagamento (ano-base 2020);
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base;
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica) na RAIS/eSocial (Relação Anual de Informações Sociais).
Como saber qual valor vou receber?
O valor do benefício do PIS/Pasep leva em consideração algumas questões relacionadas ao trabalho do cidadão.
Primeiramente, é considerado o tanto de meses que o trabalhador cumpriu no ano anterior, no caso 2021.
Isso acontece porque o abono salarial do PIS/Pasep se refere a 1 salário mínimo que é então dividido pela quantidade de 12 meses do ano e pago cada parcela conforme os meses trabalhados.
Explicando de outra forma, seria o seguinte: 1 salário mínimo é dividido por 12 meses do ano vigente, então o trabalhador receberá a quantidade de parcelas referentes aos meses que trabalhou.
Portanto, se o cidadão assalariado trabalhou 3 meses, receberá o benefício em 3 parcelas.
Pode, no entanto, existir casos mais confusos de entender e o trabalhador ficar um pouco perdido. Nesse caso, é possível conferir os valores disponíveis do abono salarial e a data dos pagamentos nos canais de atendimentos que informamos no começo desse artigo.