Para os brasileiros assalariados, existe o saque-aniversário, um empréstimo que se tornou realidade após a criação do resgate anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
É necessário, no entanto, refletir se vale a pena a contratação do empréstimo, tendo em mente que essa contratação implicará em juros.
Explicaremos mais sobre o saque-aniversário e você saberá se vale a pena para a sua situação. Vamos lá.
Empréstimo saque-aniversário
Veja Também:
O conhecido saque-aniversário é uma forma de crédito oferecida a população pelo bancos, com o propósito de antecipar o valor que o trabalhador já irá receber, a depender do saldo já existente na conta do FGTS do trabalhador.
O saque-aniversário é apenas uma opção para o trabalhador assalariado, aquele que possui contratação com carteira de trabalho assinada.
Como antecipar o saque-aniversário?
As regras para realizar o saque antecipadamente pode variar de instituição em instituição financeira, sendo então indicado consultar junto a sua.
O trabalhador ainda deve autorizar a consulta do saldo do FGTS, através do app do FGTS, clicando na opção “Autorizar bancos a consultarem meu FGTS”.
Depois, é só selecionar “Empréstimo saque-aniversário”. Feito isso, o cidadão deve escolher o banco a ser feito o empréstimo.
Após a contratação, o valor que seria depositado na conta do trabalhador, vai diretamente para o banco onde o empréstimo foi realizado.
Quem pode fazer o empréstimo do saque-aniversário?
Para realizar o empréstimo do saque-aniversário, o trabalhador deve possuir uma ou mais contas do Fundo de Garantia que possua algum saldo, e ter aderido ao saque-aniversário.
A solicitação de aderência é feita pelo próprio app do FGTS ou ainda pelo site da Caixa Econômica Federal.
É possível pedir o empréstimo com restrições no CPF, sendo então possível realizar o empréstimo mesmo para a pessoa que tem o nome sujo, usando assim o saldo do FGTS como garantia do empréstimo.
Contratando o empréstimo do saque-aniversário
Abaixo, mostramos o passo a passo para que você contrate o empréstimo saque-aniversário:
- Acesse sua conta do FGTS utilizando o aplicativo do mesmo ou pelo site da Caixa Econômica;
- Faça a autorização para que o banco possa consultar seu saldo do FGTS: acesse “Empréstimo saque-aniversário” e, em seguida, selecione o banco;
- Entre no aplicativo do banco escolhido, clique na opção “Crédito” ou “Empréstimo (pode variar dependendo do banco), depois clique em “Antecipação saque-aniversário” ou algum menu parecido;
- Alguns bancos dão a opção de simular a operação para só depois contratá-la;
- Após isso, confirme seus dados cadastrais e todas as informações referentes ao empréstimo;
- Agora é só aguardar o bloqueio do valor pelo FGTS, que cairá por débito na sua conta corrente.