O Auxílio Vale Gás é uma iniciativa social do Governo Federal, iniciado em 2001. O programa social, visa entregar às famílias carentes uma quantia em dinheiro para a compra do gás de cozinha (GLP 13kg).
No país, mais de 426 mil famílias são incluídas no benefício. Elas devem estar dentro de alguns critérios.
Quem tem direito de receber o Vale Gás?
Veja Também:
- PIS/PASEP 2022 como verificar?
- O melhor aplicativo de Finanças Pessoais
- Aprenda a consultar seu Auxílio Brasil pelo CPF
As famílias que desejam receber o benefício do Vale Gás, devem atender alguns dos critérios citados abaixo:
- A família precisa possuir cadastro no CadÚnico;
- A família deve possuir renda per capita mensal de até R$ 606,00 (seiscentos e seis reais), o que corresponde a meio salário mínimo atualmente;
- A família pode receber o Vale Gás se, entre seus membros, uma pessoa possuir mais de 65 anos ou ter deficiência, que tenha baixa renda e receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- A família em a mulher foi vítima de violência doméstica e se encontra sob medidas preventivas.
Como é o pagamento do Auxílio Vale Gás?
O pagamento do Auxílio Vale Gás é realizado a cada dois meses, sendo pago ainda em outubro e dezembro desse ano.
Nesse ano de 2022, a partir da quinta parcela, o auxílio recebeu um reajuste de 10% e passou a ser de R$ 110,00 (cento e dez reais).
Para o ano que vem, de 2023, ele voltará a ter o valor médio do botijão de gás de cozinha, que corresponde a 50% de seu valor.
O pagamento do auxílio é realizado a partir do último dígito do NIS (Número de Identificação Social), o qual é obtido pela família ao realizar o cadastro no CadÚnico.
Calendário do Auxílio Vale Gás
O pagamento do mês de outubro de 2022, seguirá, como sempre, a ordem cronológica do último dígito do NIS. Confira abaixo, o calendário do Auxílio Vale Gás no mês de outubro: