O Auxílio Vale Gás é um programa social do Governo Federal, em atividade desde 2001, onde são entregues valores às famílias carentes para a compra do gás de cozinha, o GLP de 13kg.
As famílias beneficiadas passam de 426 mil, porém, todas elas atendem a alguns critérios para serem beneficiadas pelo programa.
Quem pode receber o Auxílio Vale Gás?
Veja Também:
Para receber o Auxílio Vale Gás, as famílias devem se enquadrar em alguns critérios. Confira abaixo:
- A família deve possuir cadastro ativo e atualizado o CadÚnico;
- A família deve ter renda mensal per capita de meio salário mínimo, correspondente, atualmente, a R$ 606,00 (seiscentos e seis reais);
- Algum membro da família de baixa renda que tenha mais de 65 anos ou seja deficiente, deve receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- É conferido o benefício também no caso de violência doméstica contra à mulher, e esta estar sob medidas preventivas de urgência.
Como é feito o pagamento Vale Gás?
Através do CadÚnico, a família recebe o NIS (Número de Identificação Social), e é através dele que o pagamento do Vale Gás é feito.
O pagamento é realizado a cada dois meses, faltando ainda para esse ano, os pagamentos de outubro e dezembro.
Para a quinta parcela do Auxílio desse ano, o valor passou por um reajuste de 10%, fazendo o pagamento subir para R$ 110,00 (cento e dez reais).
Para o ano de 2023, o pagamento deve retornar a valer a média do preço do botijão de gás de cozinha, sendo 50% de seu preço.
O pagamento é realizado por ordem cronológica a partir do último dígito do NIS.
Confira o calendário do Auxílio Vale Gás
Como dito, o pagamento do Vale Gás é feito pelo último dígito do NIS, em ordem cronológica. Confira abaixo o calendário do pagamento do Vale Gás no mês de outubro: