O Banco Central, lançou um novo site para que os brasileiros possam consultar seus valores esquecidos no banco e retirá-los.
O site foi criado após o sistema de consultas do site do banco tem uma pane pelo acesso em massa da população, assim lançaram um site a parte apenas com essa finalidade.
Sistema de Valores a Receber (SVR)
Pelo site, através do SVR, o cidadão poderá verificar seus valores esquecidos dos bancos e pedir o saque dos mesmos para a sua conta bancária.
Veja Também:
A consulta através do SVR, será realizada em duas etapas.
Pelos cálculos do Banco Central, a soma do dinheiro esquecido em contas bancárias pelos brasileiros é de mais de 3,9 bilhões de reais.
Mais de 28 milhões de pessoas físicas (CPF) e pessoas jurídicas (CNPJ), têm dinheiro de resgatar seu dinheiro esquecido nos bancos.
Esse dinheiro que foi considerado esquecido, são resquícios de contas bancárias fechadas pelos cidadãos.
Como consultar se tenho dinheiro esquecido?
Para consultar se possui dinheiro esquecido, o cidadão deve acessar o site que o Banco Central criou e colocar seu CPF e data de nascimento, no caso de pessoa física, e CNPJ e data de abertura da empresa, no caso de pessoa jurídica.
Assim, aparecerão as seguintes informações na tela:
- Se o cidadão possui direito a receber algum dinheiro;
- Se sim, qual dia poderá realizar o pedido de resgate juntamente com a hora.
Para receber o valor esquecido, o cidadão necessitará ter uma conta no gov.br. A conta do cidadão tem que ser verificada, para isso é só seguir os passos indicados no site do gov e subir a conta de nível.
Como receber os valores?
Depois que o cidadão fizer sua consulta e constatar que possui algum valor a receber, ele deve retornar ao site novo do Banco Central na data e hora indicados no momento da consulta.
Assim, nesse dia e hora, o cidadão poderá solicitar o resgate de seu valor esquecido.
Se acaso a data for esquecida e o cidadão não consultar no dia e horário estipulados anteriormente, terá que realizar uma nova consulta e então receberá uma nova da e hora para retirada do valor.
Pode ser que o cidadão tenha uma quantia boa de dinheiro esquecido, mas há a possibilidade de ter apenas alguns reais ou até mesmo alguns centavos, porém, só será possível saber verificando no site novo do Banco Central, portanto os devidos documentos para ter acesso.