O que é PIS/Pasep
O PIS/Pasep é a formação de dois fundos criados por volta da década de 70: o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Foi formada com o objetivo de arrecadar recursos para contribuir com o bem-estar de trabalhadores assalariados, o nome se manteve no imposto que hoje ampara o Abono Salarial.
Embora o nome PIS/Pasep prossiga a aparecer como um dos impostos vigentes, o valor arrecadado não é mais armazenado nestes fundos, mas sim no FAT, que gere atualmente os benefícios sociais do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial.
Quem possui o direito ao PIS/Pasep 2022?
Para receber o Abono Salarial, proveniente do imposto PIS/Pasep, o trabalhador assalariado necessita estar cadastrado há pelo menos 5 anos; ter contrato em carteira de ao menos 30 dias no ano-base (em 2022, considerado o ano de 2020); e ter recebido média de até 2 salários mínimos durante aquele período.
Quando será pago o PIS/Pasep em 2022?
O pagamento do Abono Salarial é escalonado – e o determinador de quando o trabalhador de empresas privadas pode receber é sua data de nascimento.
De acordo com o site da Caixa Federal, este é o calendário para saques em 2022 para quem é da iniciativa privada:
Veja nossa matéria completa, clique no link abaixo e seja direcionado para a continuação: