Projeto Dentista Solidário: ação social de tratamento odontológico gratuito

Publicado por Carolina em

Anúncios

O projeto de criação do Serviço de Saúde Pública, o SIdP, foi feito com o objetivo de oferecer às pessoas que possuem baixa renda, o atendimento ao tratamento dentário de maneira gratuita.

A populção que encontra-se no estado de vulnerabilidade social, antes do período de pandemia, apresentava apenas 5% de serviços dentários atendidos. Obviamente que, durante a pandemia, esse número caiu muito ou até mesmo zerou, deixando muito sem nenhum acesso ao tratamento dentário.

Hoje, iremos falar mais sobre o projeto SIdP e como é possível para essas pessoas de baixa renda acessar os serviços de tratamento dentário através do Dentista Solidário. Confira a seguir.

Projeto SIdP – Dentista Solidário

Anúncios

O projeto intitulado O Dentista Solidário (Il Dentita Solidal), criado em 30 de abril de 2022, foi uma criação da fundação SIdP Onlus, em parceria com a Sociedade italiana de Periodontologia e Implantologia e a Sociedade San Vincenzo de Paoli.

Como seu principal objetivo, o projeto visa levar atendimento e tratamento odontológico para às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa de se criar o projeto teve ligação direta com o Dia Mundial da Saúde, o qual é celebrado em 7 de abril. Ele conta com a colaboração de 250 dentistas e higienistas dentários que participam do projeto, dedicando ao menos uma hora na semana para realizar o tratamentos e exames dentário na população participante.

Veja Também:

Quem seleciona as pessoas que necessitam do atendimento do programa e realiza o acompanhamento e coordenamento do processo, é a Società San Vincenzo De Paoli, a qual possui um papel de extrema importância em todo o projeto.

Sabendo mais sobre o Dentis Solidário

Anúncios

O presidente da Fundação SIdP Onlus, Mario Aimentti, disse sobre o Dentis Solidário: “Para além de intervir num contexto de emergência para permitir um tratamento urgente, visa sensibilizar para a importância da prevenção e das práticas correctas de higiene oral”.

E finalizou: “Na Itália, os serviços dentários são essencialmente privados com uma cobertura mínima pelo sistema público e consequentes barreiras econômicas para os cidadãos”.

Os dados que foram coletado em 2019 pelo Istato, mostram que um a cada dois italianos vão ao dentista. Entre a população que enquadra-se em situação de pobreza, apenas 14% recebe tratamento dentário, já entre a população em situação de extrema pobreza, apenas 9% recebe tal tratamento.

“Além disso, entre os cidadãos estrangeiros, o acesso aos cuidados dentários é inferior a metade da dos italianos e a pandemia agravou estas desigualdades”, completou Aimentti.

O projeto Dentista Solidário traz como seu principal objetivo, minimizar todo esse impacto social e as consequências que a pandemia trouxe e agravou, fornecendo uma saúde mais digna para todos.

 

 


0 Comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)