Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil: quando vai ser pago?

Anúncios

Após ter sido suspenso, a Caixa Econômica Federal retoma o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, tendo inicia o retorno na última segunda-feira (24).

Na matéria de hoje, falaremos mais sobre o retorno do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e como solicitá-lo. Confira.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado que é oferecido pela Caixa, através do programa Auxílio Brasil, após suspensão, voltou a ser oferecido, tendo retornado na última segunda-feira, dia 24. O empréstimo é destinado aos 20,65 milhões de participantes do programa social.

Veja Também:

Anúncios

Essa forma de empréstimo havia sido suspensa, de acordo com a Caixa Econômica Federal, para manutenção tecnológica.

O crédito consignado é oferecido com juros de 3,45% ao ano, tendo a taxa um pouco inferior ao teto que foi definido pelo Governo Federal, que foi de 3,5%.

“A Dataprev e a Caixa realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio Brasil ficará indisponível em todos os canais de 18 horas desta sexta-feira até 7 horas da próxima segunda-feira”, o banco informou na semana passada.

O empréstimo havia sido iniciado no dia 11 e foi até o dia 20, antes da pausa, tendo recebido 206 milhões de acessos nesse período de funcionamento.

Anúncios

O crédito pode ser dividido em 24 meses, tendo como prestação mínima o valor de R$ 15,00 (quinze reais), e como máximo, 40% do valor do benefício.

Quando for recebido o valor do crédito consignado, o desconto será feito na mensalidade do benefício do Auxílio Brasil, diretamente.

Pela alta demanda de contratações de empréstimo, a Caixa fez a prorrogação para a realização do depósito dos valores contratados para até 15 dias, que antes era de 48 horas.

Quem pode contratar o empréstimo?

O empréstimo consignado é permitido ser contratado pelo responsável da família cadastrada no programa Auxílio brasil, desde que esta receba o benefício há, pelo menos, 90 dias e ainda não tenha data para o término do benefício, como a contratação em um emprego assalariado que supere o valor de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais).

Como solicitar o empréstimo consignado?

A contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, pode ser feito através do aplicativo Caixa Tem, por agências, casas lotéricas e locais correspondentes, desde que sejam oficiais da Caixa Econômica Federal.

Para simular e fazer o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem, siga os passos a seguir:

  1. No aplicativo, seleciona a opção “Empréstimos”;
  2. Selecione “Simular e Contratar”;
  3. Vá em “Consignado”;
  4. Na simulação, aparecerá a taxa de juros, o prazo de duração do contrato do empréstimo, o valor das parcelas, o valor do Auxílio Brasil após o empréstimo, e o valor total do empréstimo.

Para contratar o empréstimo consignado por agências, casas lotéricas e correspondentes, o beneficiário deve dirigir-se à uma das instituições mencionadas, e assim obterá as seguintes informações:

  • O valor total possível de ser contratado com e sem juros;
  • A taxa efetiva mensal e também a anual dos juros;
  • Os acréscimos moratórios, tributários e remuneratórios que irão incidir sobre o empréstimo;
  • O valor, a quantidade e a periodicidade das prestações do crédito contratado;
  • O valor total, somado, que deverá ser pago no final do empréstimo;
  • As datas de início e fim do desconto do Auxílio Brasil;
  • O valor líquido do Auxílio Brasil após o empréstimo ser contratado;
  • O CNPJ da instituição onde o cidadão realizou o empréstimo;
  • Os valores que serão pagos de comissão aos terceirizados que são contratados por essas instituições, nas quais são realizados os empréstimos.

Empréstimo consignado negado

Para quem teve o empréstimo consignado do Auxílio Brasil negado, pode comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal, ou ligar para os seguintes telefones:

  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Para deficientes auditivos ou de fala: 0800 726 2492;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474.

Pode-se também acessa o portal da Secretaria Nacional do Consumidor.

Saiba se você pode receber o Vale Gás:

Rolar para cima