Já teve essa dúvida: o celular deve carregar por quanto tempo? Bem, é exatamente sobre esse assunto que falaremos no artigo de hoje.
O tempo de carregamento do celular pode ser uma dúvida comum, e a questão é mais perguntada quando se troca de aparelho, querendo-se conservar o celular novo o máximo que puder.
Mas é verdade também que existem muitas informações confusas pela internet, deixando o internauta com mais dúvidas. Muito disso é causado por conta das baterias antigas que os celulares traziam.
A seguir, confira mais sobre baterias e sobre o tempo que um celular deve carregar.
Baterias
Antes de começarmos a falar sobre o carregamento do celular, falemos sobre as baterias utilizadas nesses aparelhos.
As baterias de celular, no geral, possuem de 300 a 500 ciclos de carga completa.
Um ciclo de bateria é quanto, ao carregar, a bateria atinge os 100%.
Assim que se passa dessa margem, a bateria começa a ter menos desempenho, e guarda menos energia durante o carregamento.
Vale dizer que todas as baterias tem um tempo de vida útil e, geralmente, após dois anos, as baterias perdem seu desempenho.
Porém, ainda é importante a manutenção e o uso correto da bateria e do celular para o uso de todo seu potencial.
Tipos de bateria
Quando os celulares foram criados, o material das baterias era o níquel, e hoje, esse material, é considerado inferior.
Tais baterias antigas podem, realmente, guardar na “memória” o uso, e se houvesse maus hábitos de carregamento, poderia trazer danos.
As baterias utilizadas nos celulares modernos, são feitas de íons de lítio, que também exigem algum cuidado para que sejam preservadas e tenham o melhor uso.
Como carregar o celular?
Depois de falarmos um pouco sobre as baterias, falaremos como carregar o celular corretamente.
É possível encontrar diversas informações sobre essa questão apenas com uma pesquisa rápida na internet.
O tempo de carregamento pode ser relativo, dependendo do tipo de celular, então, recomenda-se que se mantenha o nível de bateria sempre entre 20% a 80%.
Aliás, alguns celulares, após passar a porcertagem de carregamento dos 80%, começam a carregar mais lentamente.
Entre os níveis 0% a 20% e 80% a 100%, as baterias tendem a sofrer mais para carregarem.
Uma outra dúvida comum, é se o celular sofre algum dano se for deixado carregando por muito tempo, como por horas. Mas na verdade, isso não causa nenhum dano.
Depois de atingir 100% de carga, o modo inteligente do celular é ativa, e seu gerenciamento desativa a recarga do aparelho.
No entanto, mesmo sem grandes prejuízos observáveis, não é recomendado deixar um celular carregando sempre, tornando-se um hábito.
Já que os aparelhos eletrônicos tendem a sofrer deteriorização com o passar do tempo, deve-se evitar que esteja conectado à energia constantemente.
Usar o celular durante o carregamento
Essa é outra questão muito pesquisada pelas pessoas, mas dizemos que tal prática não traz nenhum dano ao dispositivo.
No entanto, ao carregar o celular, se a pessoa abrir jogos ou apps que comecem a superaquecer o aparelho, isso pode levar a uma deteriorização da bateria, a longo prazo.
Assim, se o celular começar a ficar muito quente, é sempre recomendado que interrompa o uso, retire a tampa de trás, se for possível, e feche os processos que estiverem abertos.
Alguns modelos de celulares, que possuem sistema Android, ao ter o celular superaquecido, desligam a tela e impedem seu uso, só voltando quando o celular estiver mais frio.