Pagamentos do Auxílio Brasil e Vale Gás são adiantados para o começo do mês

Publicado por Carolina em

Anúncios

Foram antecipados os pagamentos dos programas sociais Auxílio Brasil e Auxílio Vale Gás, tendo seu início na última terça-feira, dia 11 de outubro.

Anteriormente, os pagamentos teriam início no dia 18 de outubro até o dia 31 de outubro. Os pagamentos serão realizados a partir do último número do NIS (Número de Identidade Social).

Auxílio Brasil

O programa social Auxílio Brasil, engloba diversas políticas públicas, sendo estas de saúde, assistência social, educação, emprego e renda. Ele tem como destino ajudar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Anúncios

O programa apresenta esses benefício para auxiliar o básico à essas famílias, além de promover suas autonomias e superação de suas situações sociais.

O Auxílio Brasil é um programa coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é o órgão responsável pelo gerenciamento e pagamentos dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Auxílio Vale Gás

O programa Vale Gás foi criado pelo Governo Federal a partir da Lei nº 14.237, criado no dia 19 de novembro de 2021, e então regulamentado em 2 de dezembro através do Decreto nº 10.881.

Ele tem como objetivo auxiliar as famílias de baixa renda com a compra do gás de cozinha, devido, principalmente, ao aumento do valor deste.

Anúncios

O benefício será pago para um beneficiário por pessoa, ou seja, apenas uma pessoa na família que mora na mesma residência, receberá o Vale Gás. O pagamento deve ser feito em meses alternado, tendo o valor de R$ 52,00 (cinquenta e dois reais), o que é o equivalente a 50% do valor naciona do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo, o GLP.

O pagamento do Vale Gás é feito através de uma conta digital ou bancária. Se a família beneficiária não tiver conta, sera aberta uma poupança social digital automativcamente.

A validade de utilização dessa parcela recebida, é de 120 dias, contando a partir da data em que o valor estiver disponível na oção pagamentos da conta.

Ele também poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílio e bolsas sociais que integram o Auxílio Brasil.

Para a inclusão de uma família no programa Vale Gás, deverá ocorrer um registro do beneficiário no sistema eletrônico, tendo como base as informações do CadÚnico e os bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Lembrando que não é possível transferir o benefício para outra pessoa, mesmo que membro da mesma residência.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil e Auxílio Vale Gás

Os pagamentos devem ser realizados com base no último número do NIS, em ordem cronológica:

NIS final 1 – 11 de outubro
NIS final 2 – 13 de outubro
NIS final 3 – 14 de outubro
NIS final 4 – 17 de outubro
NIS final 5 – 18 de outubro
NIS final 6 – 19 de outubro
NIS final 7 – 20 de outubro
NIS final 8 – 21 de outubro
NIS final 9 – 24 de outubro
NIS final 0 – 25 de outubro

Como fazer a movimentação do benefício recebido?

Para fazer a movimentação dos benefícios recebidos dos programas, o cidadão pode acessar o aplicativo Caixa Tem, assim, poderá pagar contas e boletos, além de fazer compras através do cartão de débito virtual.

Se o cidadão desejar sacar o dinheiro dos benefícios, deverá utiliza o cartão do programa e gerar um código pelo aplicativo Caixa Tem ou ainda em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Outra forma de sacar é realizar a operação por uma casa lotérica, onde corresponder ao Caixa Aqui e em terminais de autoatendimento.

Veja quem pode receber o Auxílio Cesta Básica:


0 Comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)